Convidados

Convidados

Maria do Carmo Piçarra (Universidade do Minho)
Conferência: Violência colonial sobre o corpo. Imagens-clarão reveladas pelo(s)  arquivo(s)

Imagem1

Maria do Carmo Piçarra é investigadora de Pós-Doutoramento no Centro de Estudos Comunicação e Sociedade-U.Minho e do Centre for Film and Aesthetics-University of Reading. Co-editora da ANIKI – Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, é jornalista, crítica e programadora de cinema e foi adjunta da presidência do Instituto de Cinema, Audiovisual e Multimédia (1998-1999). Publicou, entre outros títulos e artigos,  Azuis ultramarinos. Propaganda colonial e censura no cinema do Estado Novo” (2015), Salazar vai ao cinema I e II (2006, 2011), e coordenou, com Jorge António, a trilogia Angola, o nascimento de uma nação (2013, 2014, 2015) e, com Teresa Castro, (Re)Imagining African Independence. Film, Visual Arts and the Fall of the Portuguese Empire (2017).

 

 

Víctor del Río (Universidade de Salamanca)
Conferência: Archivo y máquina: una génesis histórica de los registros de la invención

Imagem1Víctor del Río es ensayista y profesor de Teoría del Arte en la Universidad de Salamanca y en la Universidad Politécnica de Valencia. Es autor de los libros: Fotografía objeto, Salamanca (2008); de Factografía. Vanguardia y comunicación de masas, Madrid (2010), La querella oculta, Santander (2012) y La pieza huérfana, Bilbao (2015). Ha desarrollado su escritura en el campo de la crítica cultural para diversos medios especializados bajo una óptica antropológica y con una especial atención al carácter ideológico de las representaciones mediáticas. Asimismo ha desarrollado trabajos de gestión como conservador y asesor en museos de arte contemporáneo en España.

 

 

Victor dos Reis (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa)
Conferência: Francisco Afonso Chaves (1857-1926) e ‘A Imagem Paradoxal’: a descoberta, o estudo e a revelação de uma obra invisível

Victor dos Reis - Foto2

Licenciado em Artes Plásticas-Pintura pela ESBAL (1990) e doutorado em Belas-Artes / Teoria da Imagem pela Universidade de Lisboa com a tese O Rapto do Observador: Invenção, Representação e Percepção do Espaço Celestial nas Pinturas de Tectos em Portugal no Século XVIII (2007). Pós-doutoramento em Teoria da Imagem (em fase de conclusão) intitulado A Imagem Paradoxal: Arte e Ciência na Obra Fotográfica de Francisco Afonso de Chaves (1857-1926), apoiado pelo CIEBA, FCT e Governo dos Açores. Professor Auxiliar da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Área de Arte Multimédia) e investigador do CIEBA. Presidente da Faculdade desde 2014. Curador da exposição A República e a Modernidade (Ponta Delgada, Museu Carlos Machado, 2010) e, juntamente com Emília Tavares, das três exposições intituladas A Imagem Paradoxal: Francisco Afonso Chaves (1857-1926), resultantes da sua investigação de pós-doutoramento, que de Outubro de 2016 a Setembro de 2017 decorrem no MNAC-Museu do Chiado, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (ambos em Lisboa) e no Museu Carlos Machado (em Ponta Delgada). Membro das comissões científica e organizadora da conferência internacional Stereo & Immersive Media 2015 e 2016 (Lisboa). Integrou a equipa responsável pelo projeto de I&D com o tema «Cultura Visual Estéreo: A Cultura Visual da Fotografia Estereoscópica Portuguesa», financiado pela FCT (PTDC/IVC-COM/5223/2012). Última exposição individual: Sete Visões da Melancolia e Cinco do Acaso (Caparica, Convento dos Capuchos, 2002). Publicou o livro O Olho Prisioneiro e o Desafio do Céu: A Primeira Demonstração Perspéctica de Filippo Brunelleschi como Invenção e Paradigma da Perspectiva Central (Lisboa, FBAUL, 2002) e, em parceria com Emília Tavares, o catálogo A Imagem Paradoxal: Francisco Afonso Chaves (1857-1926) (Lisboa, DGPC, 2017). Autor do capítulo da História da Arte nos Açores (coordenação de Delfim Sardo, João Vieira Caldas e Vítor Serrão) «A Viagem das Imagens: A Pintura do Barroco ao Neoclássico nos Açores» (no prelo) e de diversos artigos, comunicações e cursos no âmbito dos seus domínios de investigação: Teoria da Imagem, Cultura Visual, Arte, Ciência e Tecnologia, Percepção Visual, Representação Espacial, História da Perspectiva. Coautor dos atuais programas das disciplinas de Desenho do Ensino Secundário.
Página pessoal: https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/vitordosreis/home.

 

Anúncios