Chamada de Trabalhos

 

cartaz

Imagens entre gerações

Os estudos da cultura visual têm sido marcados pela atenção dada às práticas dos consumidores e dos produtores de imagens, de acordo com os aspetos sociais e os contextos culturais que os caracterizam, entre os quais a questão geracional. Com efeito, numa cultura visual híbrida, onde, através da terminologia de “remediação” ou da designação de “convergência”, as relações entre os média e as suas caraterísticas tecnológicas são objeto de recorrente reflexão, também se faz cada vez mais urgente refletir sobre as relações entre gerações e entre estas e os média.

Dos retratos de família às selfies dos nossos telemóveis, das telenovelas e séries televisivas às redes sociais, são cada vez mais as imagens que consumimos e produzimos, a partir de uma diversidade de experiências e de memórias, de uma multiplicidade de estilos de vida e de usos dos média, que merecem ser repensadas a partir da ideia de “gerações”. Num quotidiano pautado pelo ininterrupto contacto com uma multiplicidade de ecrãs, a noção de “gerações” oferece um amplo leque de perspetivas para explorar os usos dos média e os significados das suas figurações na vida das pessoas, contribuindo para se pensar as complexas inter-relações entre audiências, tecnologias e contextos socioculturais. A experiência mediática ocorre em condições diferenciadas, caracterizadas por desiguais capitais culturais, diferentes paisagens mediáticas e distintos contextos geográficos, sociais, familiares e geracionais.

O III Encontro de Cultura Visual aceita propostas que procurem explorar as relações que se estabelecem entre as “gerações”, os média e as suas imagens. Quais são os ambientes visuais de socialização das diferentes gerações? Que influências exercem no seu quotidiano, na sua experiência e na sua memória? Que papel tem a literacia visual no processo de compreensão da relação entre as várias gerações e os diversos média? Quais os contributos da perspetiva geracional para a compreensão das transformações e impactos da imagem na contemporaneidade? Este encontro destina-se, de um modo mais geral, a reunir os investigadores que, em diferentes áreas disciplinares e fases, se ocupam do estudo das imagens entre gerações, promovendo a troca de experiências e a partilha de projetos neste domínio.

Instruções para a submissão de propostas de comunicação

Para participar neste encontro, envie um resumo de até 300 palavras sobre a investigação que se encontra a desenvolver e uma breve biografia de cerca de 150 palavras para a comissão organizadora: 3encontroculturavisual@gmail.com.

 

Datas Importantes

 

Fecho da Chamada de Trabalhos:  30 de outubro de 2018

Notificação sobre a aceitação das comunicações: 6 de novembro de 2018

 

Línguas: Português, Inglês, Espanhol, Francês.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s